terça-feira, 14 de outubro de 2008

Como funciona o teste de evaporação na piscina?

Desde a criação deste blog, a matéria mais visitada foi a matéria sobre a evaporação em piscinas que nós publicamos em junho deste ano. Atendendo a vários pedidos segue uma dica como verificar se a sua piscina está vazando ou apenas evaporando. O teste é bem simples:

1. Encha um balde de água e marque o nível da água nele

2. Marque também o nível da água da sua piscina

3. Prenda o balde com a água dentro da sua piscina para garantir que a temperatura da água no balde seja sempre a mesma da água da piscina. A água no balde deve ser isolada da água na piscina.

4. Durante 48 horas não encha ou drene a piscina.

5. Depois de 48 horas confira quantos milímetros o nível da água baixou dentro do balde e quantos milímetros o nível da piscina baixou.


















6. Se a descida da água na piscina for maior do que a descida da água dentro do balde, a sua piscina está com algum vazamento, podendo ser na tubulação ou na estrutura da mesma

7. Se a descida da água na piscina e dentro do balde for igual (como nas fotos acima), a sua pisicna está sem vazamento. Para melhorar a visibilidade do nível da água na foto, aplicamos um corante (já que neste caso as fotos servem como prova num processo jurídico).

Se chover durante o ensaio, repita o teste

13 comentários:

Gostaria De Saber ...? disse...

Minha piscina é de azuleijo e possui aproximadamente 12 mil litros. Observamos durante 3 dias e ela esta vazando ou evaporando (?) cerca de 9,2 centimetros. Gostaria de saber se ela esta evaporando ou vazando para eu poder chegar a uma conclusão certa do que esta acontecendo com minha piscina para arrumar. Gostaria que você respondece a minha pergunta. Muito obrigado se responder. Me ajuará MUITO. =)

RCA Hydrotech disse...

Holá,

9 centimetros em 3 dias é uma perda bem grande que jamais pode ser justificada pela evaporação. Existem duas hipoteses: 1) manobra errada no tratamento da água. Por um engano, ao inves de filtrar e reciclar a agua, ela pode ter sido jogada fora. 2) existe um vazamento, podendo ser no encanamento ou na estrutura.
Recomdenação: deixa a piscina vazar sem completar com água é veja até onde ela vai. Se o nivel de repente para de baixar, e sinal que o problema esta na tubulacao. Se ela esvazia totalmente, o vazamento esta na estrutura ou no cano do ralo de fundo.

Patricia disse...

Gostaria de saber se é normal a piscina baixar o nivel de agua quando se coloca agua pela primeira vez. Terminamos de encher a piscina 12:00h e quando foi 19:00 ela tinha baixado o nivel uns 2 cm, mas até as 15:00h estava tudo normal.
Desde já agradeço.

CAT happy disse...

Gostaria de saber o porque a água da piscina esta tão VERDE. Sem que não tem nada a ver mais estou curioso(A).

Obrigado(A).

RCA Hydrotech disse...

Neste caso o teste da evaporação apresentou uma diferença dos níveis da água muito pequena, deixando dúvidas se realmente existe um vazamento ou não. Para tirar esta dúvida, aplicamos um traçador químico verde fuorescente na água da piscina para confirmar se a água de uma infiltração no apartamento embaixo está advindo desta piscina.

RCA Hydrotech disse...

Patrícia,

isto pode acontecer no primeiro enchimento quando ainda tem ar preso nas tubulações da piscina (aspirador, ralo de fundo, hidro etc.). Uma vez expulso o ar pela água, o nível da piscina deveria estar estável.

George disse...

Amigo,
Tenho uma piscina com cerca de 18.000 litros e que fica no andar de cobertura do meu apt. Mandei instalar uma manta em toda a piscina. O probelma é que apareceu um vazamento na laje do banheiro de serviço, o qual fica embaixo da piscina, do lado contrário ao ralo de fundo. O estranho é que mesmo com a piscina vazia o vazamento nunca parou. Outra coisa interessante é que o mesmo aumenta quando chove. Por outro lado, não encontrei nada no deck que demonstre ser a origem da infiltração. Alguma dica? Onde posso comprar o traçador químico fluorescente?

RCA Hydrotech disse...

Boa noite. Antes de mais nada peço desculpas por nao usar acentos. Estou escrevendo com um teclado que nao é preparado para uso em idioma portugues.

Acontece que uma laje devido a porosidade pode segurar umidade, igual uma esponja, por muito tempo. As vezes por algumas semanas. Portanto, voce pode ter sido enganado quando o gotejamento continuou com a piscina vazia. A laje pode ter sido ainda cheia de agua... Mas se voce tem uma certeza razoavel de que o gotejamento nao é da piscina e somente aumenta quando chove, tudo realmente indica que o problema pode ser no encanamaneto de escoamento de aguas pluviais ou até mesmo na impermeabilizaçao do piso em volta da piscina. Para confirmar esta suspeita, pode ser realizada uma serie de ensaios com um traçador quimico. A nossa empresa possui um corante especial, biodegradavel, de facil identificaçao, com capacidade de penetrar alvenaria sem ser filtrado e sem deixar manchas. Como nosso alvara de funcionamento nao permite venda de produtos quimicos, nao temos como vender este produto. Temos apenas para uso proprio em ensaios contratados por clientes. Atendemos também clientes fora do estado do RJ.

George disse...

Ok. Desejo contratar. Como faremos? Estou em Recife, na praia de Boa Viagem. Vocês têm representante aqui?

George disse...

Por favor, mantenham contato no e-mail georgefl@elogica.com.br

Thom disse...

minha piscina e de 18.000litros
em 2 dias ela baixou 1,5cm é normal.

Thom disse...

ela é de fibra

LILI disse...

Olá!Fiz uma piscina de 9 por 4 m, aproximadamente 50 mil litros de água,o tempo está muito quente e em 24 h ela está abaixando cerca de 3mm. Sria evaporação? ou causa mais provável seria vazamento?
Atenciosamente.Elizete.