terça-feira, 8 de maio de 2012

Qual é a posição correta para instalar um hidrômetro ?


A grande maioria dos hidrômetros usados pelas concessionárias de água são desenhados para instalação horizontal, sempre com a face do hidrômetro para cima. No caso contrário, a margem de erro da medição pode ultrapassar os limites permitidos pelo orgão de metrologia competente (INMETRO no Brasil) e o resultado da medição poderá ser questionado judicialmente pelo usuário.



Existem alguns modelos de hidrômetros que são homologados para funcionar na posição horizontal e vertical, como o modelo Aquarius da Sappel. Na dúvida, sempre consulte o manual de instalação, que normalmente fica dentro da embalagem dos hidrômetros.

Seguem alguns exemplos:







sábado, 5 de maio de 2012

Check List hidráulico apura perda misteriosa de água

O síndico do condomínio Vila Faro, que é um condomínio de 19 casas no Jardim Botânico contratou recentemente um serviço de Check List Hidráulico da RCA Hydrotech para identificar as causas de uma grande perda misteriosa de água. Esta perda de água chegou a aproximadamente 40% do consumo geral do condomínio.

As casas deste condomínio que tem aproximadamente 7 anos de construção já possuam hidrômetros individuais em cada casa dês do início. Além do consumo nas casas há alguns pontos de consumo na área comum do condomínio (banheiro e cozinha dos funcionários, salão de festa, piscina etc). Como o somatório do consumo das 19 casa sempre apresentou uma diferença muito grande referente ao volume que entrou pelo hidrômetro geral do condomínio, o síndico desconfiou de uma perda física na rede, já que segundo o síndico, o consumo desta área comum não consegue justificar toda esta diferença. Assim sendo, foi contratada a RCA Hydrotech para realizar uma inspeção de vazamentos na rede hidráulica deste condomínio.


A inspeção da rede subterrânea com geofone eletrônico e a inspeção funcional dos pontos de consumo na área comum não apresentou nenhum vazamento significativo. Foi encontrado apenas um pequeno problema em uma descarga no banheiro da guarita, que jamais justificaria todo este consumo elevado.  Mas a equipe da RCA Hydrotech realizou outra descoberta muito interessante: todos as casas estavam com hidrômetros de tamanho industrial, com diâmetro de duas polegadas, que normalmente estão sendo utilizados na entrada de água de hoteis com 300 quartos ou em pequenas indústrias.

Alem de serem super dimensionados para uso em residências estes hidrômetros ainda estavam instalados na posição equivocada,


com o visor virado para o lado, sendo que segundo as instruções do fabricante, na grande maioria dos modelos de hidrômetros, o visor sempre deve ser virado para cima, para não prejudicar a exatidão da medição destes instrumentos de precisão.



Os hidrômetros encontrados são desenhados para uma vazão normal de 15 mil litros por hora, sendo que na média, uma família de quatro pessoas leva um mês inteiro para gastar 15 mil litros. Como as peças mecânicas dos hidrômetros de grande porte também são mais grandes e mais pesadas, é necessário um fluxo inicial bem mais forte para que o hidrômetro começa a girar. No caso dos hidrômetros encontradas nestas casas, a vazão miníma (Q min) é de 300 litros por hora (= 5 litros por minuto). Ou seja, um fluxo inferior a 5 litros por minuto passa por este hidrômetro sem ser registrado. Nos hidrômetros normalmente usados em residências, a vazão mínima é de 15 a 30 litros por hora ( = 0,25 - 0,5 litros por minuto). Depois alguns anos de uso, devido ao desgaste natural e ás impurezas na água, a sensibilidade dos hidrômetros tende a diminuir. Estima-se que a perda de faturamento das concessionárias de água é de 15 a 25% devido este efeito de sub medição. Por este motivo, a CEDAE normalmente troca os hidrômetros a cada cinco anos.


Chegamos á conclusão que a principal causa da grande diferença entre o somatório dos hidrômetros das casas e a conta geral da CEDAE estava relacionado a erro de medição pelos hidrômetros.  Além do erro inicial da especificação de hidrômetros de tamanho exagerado e insensíveis, a instalação equivocada na posição deitada e o desgaste natural de 7 anos de uso deve ter agravado ainda mais o problema de sub medição.

De acordo com a nossa recomendação, estes hidrômetros antigos agora serão substituídos por medidores mais finos e mais sensíveis. A imagem acima mostra um teste com um hidrômetro novo, modelo Aquarius da Sappel do Brasil. A vazão máxima de 3000 litros por hora deset hidrômetro normalmente é abundante para uma residência com esta quantidade de banheiros, e a sensibilidade dele e 10 vezes maior do que a do hidrômetro anterior. O teste deste hidrômetro novo já foi realizado com sucesso, sem nenhuma perda significante da força da água na casa. Estes hidrômetros novos de alta tecnologia já possuam gerador de pulso eletrônico que permite uma leitura automática via telemetria. A RCA Hydrotech é representante credenciada pela Sappel (França/Brasil) e instala e opera sistemas de medição de água individual em condomínios no Rio de Janeiro.